quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Igrejas em todas as esquinas

Por Hélio Costa


O significativo aumento do número de igrejas em nosso país tem gerado algumas polêmicas e trazido até certa preocupação para alguns que não vêm isso com bons olhos. Muitos dizem que o fato de estarem surgindo novas igrejas quase todos os dias é motivado, principalmente, por uma visão materialista de dinheiro fácil e abundante. Aqueles que defendem essa idéia baseiam-se em fatos (lamentáveis) constantemente divulgados pela mídia, onde algumas igrejas são apontadas como verdadeiras agências satânicas, cujo único objetivo é enganar e explorar a fé do povo.

Esses que combatem as igrejas com a evidente tendência a generalizações, deveriam ter um pouco mais de cuidado ao assumirem determinadas posições que os levam a criticarem de forma destrutiva; pois se sabe, comprovadamente, que existem muitas organizações religiosas sérias. Organizações essas, que estão, verdadeiramente, empenhadas na divulgação e pregação do evangelho de Jesus Cristo e são, muitas vezes, lamentavelmente, colocadas ao lado daquelas, com enorme prejuízo para a obra de Deus.

Por outro lado é necessário que haja um despertamento por parte dos líderes de algumas igrejas, no sentido da realização de um trabalho mais popular e dinâmico. O que se tem verificado é que muitas igrejas tradicionais e bem fundamentadas, acomodam-se em templos silenciosos, abrindo suas portas apenas em determinados horários e em alguns dias da semana. Essa atitude passiva, a nosso ver, não condiz com a realidade de um mundo agitado, onde as pessoas são bombardeadas a todo instante, por problemas de todas as espécies, e necessitam desesperadamente - em alguns casos - de força espiritual para poder resistir às pressões do dia-a-dia. Muitas vezes, não é possível esperar até o próximo domingo para receber uma oração ou uma palavra de orientação e conforto. A necessidade é hoje, é agora é já! Isso acaba fazendo com que as pessoas entrem na primeira porta que encontram aberta, mesmo não sendo o local ideal. E, às vezes, infelizmente, não é...

Pensamos que na religião acontece como na política (que nos desculpem os apolíticos); se os bons ficarem omissos, os maus tomarão conta. Pouca valia tem os bons princípios, o conhecimento da verdade, as boas intenções... Se isso tudo permanecer trancado dentro de algum templo luxuoso de portas fechadas. A luz só tem serventia em ambientes escuros.

Bom seria que em cada esquina existisse uma igreja com as portas abertas durante as 24 horas do dia, com verdadeiros homens de Deus, pregando, ensinando, orando e orientando. Intercedendo pelos enfermos, aflitos e necessitados. Locais onde a presença de Jesus fosse evidente, com autênticas manifestações de operação de milagres e maravilhas na unção e direção do Espírito Santo - sem a chamada "exploração da fé" - onde o evangelho fosse pregado no poder e na graça de Jesus, para curar, libertar, restaurar e salvar os seres humanos. Fortalecendo-os, também, para resistir às pressões de um mundo corrompido, desorientado e em visível desequilíbrio.

Vamos orar para que a luz do evangelho possa cada vez mais se expandir e iluminar este mundo tenebroso.

Muita Paz

Muita Paz

Um comentário:

  1. Olá Hélio!

    Parabéns pelo belo trabalho no blog.

    Já estou seguindo!

    Aproveito para lhe convidar a conhecer meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra.

    Seus comentários também serão muito bem-vindos.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!

    ResponderExcluir